quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vereador apresenta projeto para o controle populacional de cães e gatos

O vereador Marcelo Borges protocolou hoje, 22/11, na secretaria da Câmara de Vereadores, o projeto de Lei, que caracteriza a esterilização gratuita de caninos e felinos como atribuição do serviço público de saúde. A proposição institui o procedimento como método oficial de controle populacional e de zoonoses e proíbe o extermínio sistemático de animais urbanos.

 

De acordo com Marcelo a maior parte do sofrimento dos animais de rua é resultado do descontrole sobre a reprodução desordenada de cães e gatos. "Diariamente, eles são vítimas de abandono, maus-tratos, morte por atropelamento  ou nos canis e gatis municipais. A falta de controle populacional destes animais tem essas e outras conseqüências. Vale ressaltar também as doenças que os acometem", explicou o vereador, destacando que só uma pequena porcentagem de cães e gatos abandonados tem a oportunidade de conseguir a proteção, atenção e carinho por meio da adoção.

 

Na opinião de Marcelo, a esterilização é a forma mais eficaz e humana de contribuir para a reprodução descontrolada de cães e gatos e reduzir os elevados índices de abandono.

 

O projeto de Lei será analisado pelas comissões do Legislativo nos próximos dias e colocado em primeira discussão no plenário.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário