quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Combate ao bullying é lei em Barra Mansa .

O combate ao bullying em Barra Mansa agora é lei. Graças à iniciativa do vereador Marcelo Borges (PT), a lei 3.985, que cria medidas de conscientizarão, prevenção e combate ao "bullying" escolar, foi sancionada pelo executivo e já está em vigor. De acordo com Marcelo a medida tem a finalidade de inibir o abuso psicológico, físico e social.

- Nossa intenção é coibir todas essas manifestações pejorativas, associadas ao uso do poder ou força para intimidar, excluir, implicar, humilhar e perseguir os outros. Muitos ainda confundem o bullying com o fato de, simplesmente, atribuir apelidos às pessoas, principalmente no contexto escolar. No entanto, o conceito é mais amplo. O bullying, segundo especialistas, se caracteriza pela agressividade e o e negativismo, executado repetidamente e que ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas – explicou Marcelo.

Com o projeto, cabe à Secretaria Municipal de Educação, criar nas escolas públicas do Ensino Básico, medidas de conscientização, prevenção e combate a essa prática. "A secretaria deverá capacitar os docentes e a equipe pedagógica para a implementação de ações de discussão, prevenção e orientação quanto ao bullying. Precisamos adotar medidas de recuperação da autoestima das vítimas, visando o pleno desenvolvimento e a convivência harmônica no ambiente escolar. Os profissionais deverão ser orientados para a realização de diagnóstico das situações de bullying nas unidades escolares e acompanhamento, respeitando as medidas protetivas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário