quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Morte de radialista comunitária provocada pela Anatel repercute na imprensa e no parlamento .

Posted: 22 Sep 2011 03:10 PM PDT

A truculenta e irresponsável ação da Anatel junto à Polícia Federal, que levaram à morte, a radialista e líder comunitária, Esmeralda Fernandes, repercutiu no parlamento em vários sites de notícias e redes sociais de todo o Brasil. Os deputados estaduais defenderam nesta quarta feira (21), a demissão do gerente da Anatel no Piauí, Carlos Bezerra. A proposta de exoneração é da deputada Flora Izabel (PT), que enviou o pedido ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

No requerimento, Flora Izabel pede que o ministro mande devolver também os equipamentos que foram apreendidos na quinta-feira (16) da semana passada, pela Polícia Federal e que reveja a decisão sobre o processo de regularização da rádio comunitária Verona, que funciona há 14 anos no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. Foi durante esta operação de fechamento que Esmeralda Fernandes morreu, após um ataque cardíaco.

Deputados manifestam a indignação com a Anatel

"Comprovadamente comunitária e prestadora de relevantes serviços à sociedade, como campanhas de saúde e educação, a rádio Verona é tão organizada que está na Wikipédia, a enciclopédia livre da internet, foi fundada em 1997 e no mesmo ano sua direção deu entrada no processo de regularização junto ao Ministério das Comunicações. Desde então vem cumprindo as exigências do Ministério, como mudanças nos estatutos, até que em agosto deste ano o Ministério indeferiu o pedido e orientou que fosse feito recurso administrativo, o que foi feito no último dia 12 deste mês de setembro. Quatro dias depois, antes de analisar o recurso, a Anatel mandou fechar a rádio", falou Flora Izabel (PT).

O deputado Firmino Filho (PSDB) solidarizou-se com o pronunciamento e o pedido de Flora Izabel e lembrou que também teve o privilégio de conhecer o trabalho de Esmeralda, não só comunitário, mas também religioso. "Ela não resistiu à violência do fechamento da rádio, teve um ataque cardíaco e faleceu dois dias depois. E isto não pode ficar impune", disse o deputado tucano.

Antônio Uchôa (PDT) também pediu para subscrever o requerimento da deputada Flora Izabel e foi mais duro com o diretor da Anatel. "Este cidadão deveria ser era responsabilizado pela morte da dona Esmeralda. Ele não deve ser apenas afastado: deveria ser era demitido.

Repercussão da tragédia nos sites e redes sociais

Logo no dia seguinte à tragédia provocada pela Anatel junto à polícia federal, foi possível ler em vários sites e redes sociais, a repercussão da injustiça que indignou milhares de pessoas. O site 180° publicou a notícia da morte de Esmeralda, recebendo vários comentários de apoio à liberdade de expressão e de demonstrações de carinho pela radialista falecida.

No Blog do Pessoa, foi publicada a indignação dos parlamentares com a medida tomada pela Anatel. Neste site também é notas-se a revolta dos internautas ao saberem da crueldade cometida pela Anatel. O Portal da Imprensa também destacou as palavras da deputada Flora Izabel, que repudiou a ação. Já o site de notícias GP1, destacou a tradição dos serviços comunitários fornecidos por Esmeralda na Rádio Verona FM.

Bruno Caetano Da Redação

 

--
Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário