sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Lei garante acesso à menores de 12 anos, maiores de 60 e portadores de necessidades especiais a eventos culturais .

A Câmara de Vereadores de Barra Mansa aprovou na noite de ontem, 22/09, por unanimidade, o Projeto de Lei 018/2010, de autoria do vereador Marcelo Borges (PT), que assegura o acesso gratuito, aos menores de 12 anos de idade que estejam acompanhados de responsável, aos maiores de 60 anos e aos portadores de necessidades especiais às atividades culturais realizadas no Parque da Cidade de Barra Mansa.

A proposta visa à inclusão social e cultural. "Queremos criar condições que permitam as pessoas com deficiência, menores de 12 anos e maiores de 60 anos, de prestigiarem espetáculos culturais e ter diversão sadia como os demais cidadãos. O acesso à cultura é um direito de todos", justificou Marcelo.

A lei incide sobre produções e realização de projetos de música e dança, show com cantores regionais, nacionais e internacionais, exposições agropecuárias, de fotografias, cinema e vídeo, produção literária e publicação de livros, revistas e catálogos de arte, mostra de artes plásticas e gráficas, filatelia e numismática, apresentação de espetáculos folclóricos e de artesanato, eventos religiosos e  projetos ecológicos.

Os beneficiados pela lei terão acesso ao local de evento mediante a apresentação de documento oficial de identificação com foto nos postos de retirada dos ingressos.

O não cumprimento da lei constituirá em multa no valor de R$ 1 mil por pessoa. A renda será revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra Mansa.

A lei segue nos próximos dias para a sanção do prefeito.


Desabrigados do Ano Bom buscam solução para a retirada

dos escombros


Os desabrigados da Rua Orlando Brandão, no Ano Bom, Barra Mansa, voltam a se reunir na próxima quinta-feira, às 10 horas, com o Executivo do município, visando à retirada dos escombros do local, onde três prédios desabaram no dia 26 de julho passado, e outros três continuam interditados pela Defesa Civil.

Em encontro realizado ontem, 22/09, entre os Moradores, a Comissão de Vereadores e o Executivo, foi apresentado o valor de R$ 450 mil por uma empresa para a realização de um projeto para a área e segundo informações, a prefeitura está aguardando a apresentação de um outro orçamento, desta vez, para o trabalho da retirada dos escombros.

Segundo Maria Célia de Sampaio Dias, moradora e comerciante de um dos imóveis que desabou, o prefeito disse que a retirada dos escombros deve ser iniciada na primeira semana de outubro. "Temos que torcer para que as chuvas típicas desta temporada retardem a fim de outros estragos não aconteçam naquela área. Já sofremos, merecemos um pouco de tranquilidade", destacou.

A expectativa dos desabrigados é de nesse novo encontro seja apresentado o laudo técnico emitido pelo Departamento de Recursos Minerais do Estado apontando as causas da tragédia.

O encontro ocorreu após Marcelo Borges intermediar uma reunião entre os desabrigados e os vereadores no último dia 15, quando foi formada a comissão de negociação com o Executivo.

 --

Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário