terça-feira, 13 de setembro de 2011

Liberdade de Expressão é debatida em Barra Mansa .

Debatedoras falam sobre a importãncia da sociedade nas discussões sobre a democratização da communicação e cultura

 O Fórum de Comunicação Democrática do Sul Fluminense realizou na noite de sexta-feira, 02 /09, o debate "Liberdade de Expressão só com Democratização da Comunicação e da Cultura", no Palácio Barão de Guapi (antiga Câmara Municipal de Barra Mansa). Por estar em Brasília, participando do 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, a deputada estadual Inês Pandeló (PT) foi representada por sua assessora de Comunicação, a jornalista Jane Portella. Também participaram da discussão Frederico Cardoso, cineclubista, curtametragista e articulador do PCult/RJ (Partido da Cultura); Cláudia Abreu, coordenadora da Campanha pela Ética na TV e do Movimento da Fale-Rio (Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação do Estado do Rio); Ademir Rocha, assessor do deputado Paulo Ramos (PDT), autor do Projeto de Lei 3.323/10, que dispõe sobre a criação de um Conselho Estadual de Comunicação e Ana Lúcia Prado, assessora do deputado estadual Robson Leite (PT). Universitários do UBM, integrantes do Grupo Teatral Sala Preta, membros da Diocese Barra do Piraí/Volta Redonda e da Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) acompanharam a discussão.

Durante o debate, Jane Portella falou sobre a importância de levar a discussão sobre a democratização da comunicação para os diversos segmentos da sociedade. "Se a liberdade de expressão é um direito de todos, nada mais pertinente que discutir o tema com a sociedade, inclusive abordando o papel das emissoras de rádio e televisão comunitárias na difusão da cultura local. Um outro aspecto de extrema relevância que precisa ser colocado na pauta da sociedade diz respeito ao tipo de comunicação que queremos. Afinal, hoje, mães e pais ficam horas fora de casa à trabalho e isso tem colocado nossas crianças e jovens à frente da televisão mais tempo que na escola. Nossa juventude está sendo formada pela televisão", afirmou a jornalista, ressaltando o fechamento das emissoras comunitárias da região pela Polícia Federal.

Ademir Rocha disse que o PL 323/10 está em tramitação na Alerj. "Nossa grande preocupação não está voltada apenas para a aprovação do projeto, mas para o seu efetivo cumprimento. Não pode ser mais uma lei que fique apenas no papel", destacou.

Os limites da publicidade foi o foco de Cláudia Abreu. "Existe hoje, uma luta no Congresso Nacional para a regulamentação da publicidade. Como já foi dito anteriormente, os jovens estão sendo formados pela televisão e o resultado disso, tem sido um consumismo desenfreado. As agências têm produzido materiais focados no público infantil visando à persuasão do adulto e justifica essa pratica sob a ótica da liberdade de expressão comercial".

Frederico Cardoso falou sobre os investimentos na cultura. "O sistema de Cultura, desejado e articulado por agentes governamentais e não governamentais em todo o Brasil somente será democraticamente construído e obterá eficácia, caso preveja de onde serão mobilizados os recursos para o seu financiamento. O PCult acredita que é necessária a descentralização dos investimentos em cultura. Também é necessário repensar a implantação do sistema de Banda Larga no Brasil, oferecendo serviços em regime público com metas de universalização, qualidade, continuidade e resersibilidade".

Ana Lúcia fez uma reflexão sobre a importância da cultura no cotidiano. "Realizamos 70 conferências municipais no Rio e uma intermunicipal para debater a cultura no nosso dia a dia. Na oportunidade, refletimos sobre as formas de resistência dos agentes culturais e sobre as diversas manifestações de cultura. Não há como dissociar comunicação é cultura".

O marco regulatório da comunicação também foi discutido no debate. A regulamentação da radiodifusão, na opinião dos participantes precisa ser inserido na sociedade. Os canais de TV de cunho religioso, bem como a junção da democratização da informação a outras lutas, também fizeram parte da pauta do debate.
--
Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário