sexta-feira, 30 de março de 2012

CONVITE, “O DIREITO À CIDADE – A Arte Pública em Debate”.

CONVITE,

            "O DIREITO À CIDADE – A Arte Pública em Debate".

            O encontro acontecerá no próximo dia 02 de abril, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

            Para o debate já temos confirmadas as presenças:

Amir Haddad – teatrólogo e criador do Grupo Tá na Rua

Geo Britto – Centro de Teatro do Oprimido

Richard Riguetti – Escola Livre de Palhaços e Grupo Off-Sina

Prof Adair Rocha – PUC RIO

GABINETE DO VEREADOR REIMONT

Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, s/n – sala 406

Tel.: 3814-2113

www.reimont.com.br

A Câmara do Rio aprovou no dia 27, último, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 931/2011, de autoria do vereador Reimont (PT), que dispõe sobre as apresentações de artistas de rua nos espaços públicos do Município.

A Lei determina que as manifestações culturais em lugares como praças, anfiteatros, largos e boulevards não necessitam de prévia autorização dos órgãos públicos municipais.  A lei abrange peças teatrais, danças, capoeira, circo, música, folclore, literatura e poesia.

Os artistas deverão avisar à Região Administrativa sobre o dia e hora de suas apresentações – a fim de compatibilizar os horários  com  outras apresentações. Durante a atividade, será permitida a comercialização de bens culturais duráveis como CDs, DVDs, livros, quadros e peças artesanais. As manifestações culturais devem ter duração de até 4 (quatro) horas e devem estar concluídas até às 22h.

Segundo Amir Haddad, autor da justificativa do projeto, "A Arte Pública se realiza no contato direto do artista ou de sua obra com a população, sem distinção de nenhuma espécie.
Segundo o teatrólogo e criador do Grupo TÁ NA RUA, a Arte Pública "não escolhe nem seleciona público e traz benefícios imediatos para a vida social e o convívio urbano."
 

 Para o vereador Reimont, toda a forma de manifestação cultural tem que ser celebrada com liberdade, garantia assegurada em nossa Constituição Federal. Na Câmara Municipal do Rio, temos discutido, com a participação da sociedade civil, o direito à cidade como lugar de poder e de decisão, que tem de ser compreendida e conhecida pelo povo que a ocupa. As manifestações culturais de artistas de rua no espaço público nada mais são do que o exercício pleno da cidadania

--
Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário