quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ATO SHOW DA MÚSICA ANTENADA

O Fórum Permanente de Música do Rio de Janeiro (FPMRJ) em diálogo com outros movimentos e fóruns de discussão de comunicação e cultura, articulam um ato/show para o dia 25 de agosto de 2011 na Praça XV - MÚSICA ANTENADA.

Vivemos um novo tempo de desenvolvimento tecnológico no campo da comunicação, entretanto velhos paradigmas e dificuldades ainda não foram superados no campo da difusão. Faz-se necessária a valorização da nossa cultura, assim como a sustentabilidade dos artistas e técnicos. Estes "novos" desafios que se impõem aos trabalhadores da cultura e da música nos mobiliza para organizarmos este ato/show.

MÚSICA ANTENADA pretende ser um marco no debate sobre Cultura e Comunicação no Brasil, e uma oportunidade de demonstrarmos a nossa força política e de mobilização social.

Para os músicos em especial nos interessa a questão do fortalecimento das Rádios e  TVs Educativas, das Rádios Comunitárias como mais uma forma de escoamento da produção artística, a questão da regionalização da programação das rádios   e  TVs, a questão do Jabá e dos Direitos Autorais. O ato/show acontecerá no dia Nacional de Mobilização das Rádios Comunitárias, que têm desenvolvido um dialogo com o FPMRJ no sentido de veicular artistas independentes do nosso estado em suas programações.

Também levantaremos outras questões defendidas pelo Fórum Permanente de Música do Rio de Janeiro, como por exemplo:

  • Criação de um Plano de Cultura voltado para as realizações da Copa do Mundo, das Olimpíadas e de outros eventos agendados no Rio de Janeiro para os próximos anos, que demandam uma estratégia especial para capitalizarmos também este potencial de oportunidades;
  • leis de incentivo para tratamento acústico em bares, teatros e restaurantes;
  • ocupação dos equipamentos públicos de cultura do estado;
  • a implementação, o cumprimento e a fiscalização da Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica (Lei de Diretrizes e Bases da Educação);
  • canal direto de diálogo com as instituições governamentais em nível Federal (Ministério da Cultura, Funarte), Estadual (Secretaria de Estado da Cultura do RJ, Funarj) e Municipal (Secretaria Municipal de Cultura da capital e dos demais municípios).

Acreditamos que uma grande mobilização puxada pelos músicos nos confere respaldo político e social para negociarmos estas agendas, avançarmos nas nossas conquistas e superarmos este quadro historicamente difícil, mas que atualmente tem atingido padrões muito desalentadores.

O evento suprapartidário deverá contar com a participação de parlamentares que compõem as Frentes Parlamentares de Cultura e Comunicação comprometidos com as causas em questão e de integrantes da sociedade civil organizada, movimentos sociais, sindicais e estudantis.

Já contamos com os seguintes apoios.

Fórum Permanente de Música do Rio de Janeiro

Movimento Pop Goiaba

Coletivo Canja Carioca

COMUSI – Cooperativa de Músicos

FALE RIO – Frente Ampla pela Liberdade  de Expressão e Comunicação - RJ

ABRAÇO SUDESTE

Movimento Arte Jovem Brasileira

Frente Parlamentar de Cultura e Comunicação da ALERJ

Frente Parlamentar de Cultura e Comunicação da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

Secretaria do Estado de Ambiente – SEA

Instituto de Ciência e Tecnologia - InEAC

Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas da UFF



--
Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário