sexta-feira, 21 de junho de 2013

Gleisi: já foram tomadas medidas para reduzir tarifas .

18/06/2013 | 20:18 agência estado

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, apresentou nesta terça-feira (18) um estudo do governo federal sobre medidas já tomadas pelo Palácio do Planalto para garantir uma redução no preço das tarifas de ônibus de todo o País. Segundo o estudo do Planalto, a redução possível com as medidas de desoneração seria de R$ 0,23 na tarifa em São Paulo.

Gleisi destacou que o governo encaminhou em 31 de maio uma medida provisória que isenta de PIS/Cofins os serviços de transporte coletivo rodoviário, metroviário e ferroviário. A ministra também ressaltou que o governo fez, neste ano e em 2012 uma redução de impostos das empresas de transporte coletivo. Em agosto de 2012, observou Gleisi, a presidente Dilma Rousseff sancionou projeto de lei desonerando a folha de pagamento das empresas de transporte coletivo rodoviário.

"As duas desonerações promovidas pelo governo federal dão cerca 7,23% de redução no custo, o que é em média 20 centavos para a tarifa. Isso propicia ao municípios ou uma redução desse total ou um reajuste a menor nas tarifas de ônibus", disse Gleisi a jornalistas.

"Estamos entregando esse estudo, é importante nesse momento que as prefeituras, os municípios estão fazendo seus reajustes e há também reivindicação da população de redução do custo das passagens, o governo federal tá apresentando essa contribuição para que a gente possa melhorar o preço e beneficiar a população brasileira."

Questionada sobre os protestos que tomaram conta das principais capitais brasileiras, a ministra respondeu: "Eu não vi os protestos agora, mas como disse a presidenta, os protestos e as manifestações pacificas são legítimas. É uma conquista do Estado de direito brasileiro. Só não seremos condescendentes com a violência e com vandalismo".

A ministra reiterou que há, sim, espaço para a redução das tarifas. "Em São Paulo, com todas as outras capitais, como todos os outros municípios, há esse espaço, tanto do impacto da redução do PIS Confins como da desoneração da folha", afirmou Gleisi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário