sábado, 22 de junho de 2013

A digitalização do Rádio e a realidade das Rádios Comunitárias .


Posted: 21 Jun 2013 08:27 AM PDT

radio digitalA digitalização das transmissões de rádio foi tema da Comissão de Trabalho, Legislação e Seguridade Social da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) no dia 14 de junho. As entidades que estiveram presentes expressaram a fundamental importância das rádios comunitárias para a "sobrevivência" deste do setor em questão. A principal preocupação dos representantes foi, se as transmissões digitais vão de fato democratizar a comunicação, ou vão ser usadas apenas para negócios.

De acordo com o coordenador executivo da Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária), José Luiz Sóter, a digitalização das transmissões de rádio precisa ainda de um debate aprofundado, com o objetivo de estudar as suas consequências. "As rádios comunitárias estão muito satisfeitas com a tecnologia FM, que atende bem as necessidades das emissoras mesmo com a restrição dos 25 Wats em sua potência. Se aumentar para 250 Wats, vai melhorar ainda mais o serviço. Agora dentro dessa característica de 25 Wats e com a legislação que está aí, a digitalização para as rádios comunitárias vai ser um retrocesso porque ela não tem o equipamento digitalizado com o alcance que o transmissor de 25 Wats possui", disse Sóter.

Para a Abraço, existem várias questões a serem a analisadas; como, o alcance e tecnológica para a abrangência do sinal, custo dos equipamentos e receptores; já que o rádio além de emissor, é também é receptor. "Estes íntens vão afetar as localidades onde as rádios comunitárias se faz mais necessário, nas regiões mais remotas e isoladas do Brasil. Estas questões é que devem ser incluídas no debate para que não haja prejuízos para a radiodifusão comunitária. E para se discutir digitalização, é fundamental que as rádios comunitárias sejam ouvidas, pois hoje elas já são mais de 50% das emissoras existentes no país", concluiu Sóter.

Por Bruno Caetano   Da redação

Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário