Maninho sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária
quinta-feira, 31 de maio de 2012
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Abraço-RS promove capacitação de comunicadores .
agencia abraco.com |
terça-feira, 29 de maio de 2012
O que significa "A extensão da faixa de FM (eFM) e a Migração da Faixa de OM ?
|
sábado, 26 de maio de 2012
PSD, PMDB, DEM e PP são os partidos com mais opositores à PEC .
24/05/2012
Levantamento da Repórter Brasil aponta que 23 dos 29 que se opuseram à PEC do Trabalho Escravo pertencem a quatro partidos. Todos eles desrespeitaram a orientação das suas bancadas
Por Daniel Santini
Brasília - Quatro partidos concentram 23 dos 29 deputados federais que votaram contra a Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, a PEC do Trabalho Escravo, na última quarta-feira, 22. Contrariando a orientação de seus líderes, que defenderam publicamente a aprovação, oito integrantes do PSD, sete do PMDB, quatro do DEM e quatro do PP se declararam publicamente contra a medida que determina o confisco de propriedades em que for flagrado trabalho escravo e seu encaminhamento para reforma agrária ou uso social. Após praticamente oito anos parada, a proposta obteve nesta semana 360 votos, bem mais dos que os 308 necessários para sua aprovação.
As informações são parte de um levantamento feito pela ONG Repórter Brasil. A proposta agora será apreciada no Senado Federal, onde deve ser discutida também sua regulamentação. O governo se comprometeu a criar uma comissão mista formada por cinco senadores e cinco deputados para discutir o trâmite necessário para a expropriação e confisco. Os parlamentares que têm se oposto ao combate à escravidão insistem que é necessária a revisão do Artigo 149 do Código Penal, que define e detalhe este crime. Confira abaixo os que se declararam abertamente contrários à PEC e, no final deste texto, a relação completa dos parlamentares, incluindo os que estavam presentes, mas se abstiveram de votar e os que não compareceram ao plenário.
Maninho sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Rádios comunitárias poderão comprar equipamentos financiados pelo BNDES .
Posted: 25 May 2012 07:15 AM PDT
Maninho sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitáriaquinta-feira, 24 de maio de 2012
PT realiza encontro com pré-candidatos .
Rádios discutem questões jurídicas e legais .
Posted: 23 May 2012 08:21 AM PDT
O Seminário Jurídico, promovido pela Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço Ceará) com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB Ceará), realizado na última sexta-feira, 18, no Auditório desta Entidade, reuniu comunicadores de rádios, jornais, sites e tvs comunitárias de Fortaleza e interior do Ceará.
Diversos comunicadores de veículos de comunicação comunitária e livre aproveitaram a oportunidade para tirar suas dúvidas em relação ao novo decreto, prestes a ser publicado pelo Governo Federal, que dispõe sobre o apoio cultural às rádios comunitárias. De acordo com o advogado Afonso Paulo Albuquerque, presidente da subcomissão de telecomunicações e radiodifusão da Comissão de Direito Administrativa da OAB-CE, o Decreto possui alguns pontos positivos e outros aspectos negativos. "Um dos pontos positivos é que os veículos comunitários poderão divulgar, realizar programas com apoio cultural ou colocar inserções de anúncios durante a programação. O que não é permitido é divulgar anúncios que vinculem o serviço ou produtos a preço e prazo", afirma.
Afonso Paulo, que também é advogado da Abraço Ceará, atenta para outro ponto. "Logo no início da Lei, está escrito: 'o Ministério das Comunicações poderá outorgar autorizações para a execução do serviço de radiodifusão comunitária a uma ou mais estações localizadas em um mesmo município, desde que garantidas as condições mínimas de convivência entre elas'. Na prática, segundo Paulo, o texto fala da área de contorno protegido e isso pode ser um problema, porque impede o aumento de potência e alcance das rádios comunitárias. "Mas ao mesmo tempo, permite a inclusão de outras emissoras em um mesmo município. Daí, a importância da alternância de canais e que a Abraço Ceará, já está nessa luta junto às filiadas da Entidade", esclarece.
O advogado, que já foi subprocurador da Anatel no Ceará, ainda explicou porque a Agência não pode fiscalizar a radiodifusão no Estado. "Apesar de pertencer às telecomunicações, as emissoras de rádios e televisão são tratadas em nossa legislação separadas das primeiras", disse. Como a Anatel é um órgão fiscalizador das telecomunicações não poderia assim atuar na radiodifusão. Ele ainda completou lembrando que mesmo que pudesse fiscalizar radiodifusão a Anatel não tem o poder de polícia, conforme a Ação Direta de Inconstitucionalidade 1668.
Para o comunicador Jair Freitas, da Rádio João XXIII, o evento foi importante devido às informações que foram repassadas pelo advogado da Abraço Ceará. "Uma dessas boas informações foi saber que as rádios podem receber apoio cultural de grandes empresas, desde que atuem na área em que a Rádio Comunitária está localizada. Isso foi muito bom pra gente saber", comemora.
Durante todo o evento, os participantes fizeram diversas perguntas e deram várias sugestões para novas ações da Abraço Ceará. Antes dos esclarecimentos do advogado, o coordenador executivo da Abraço Ceará, Ismar Capistrano, explicou que, além das questões legais, as rádios comunitárias precisam conquistar o reconhecimento social. Para isso, precisam atuar na promoção da cidadania, da informação plural e local e da diversidade cultural. O coordenador de organização e mobilização da Abraço Ceará, Sérgio Lira, que mediou a mesa, defendeu a necessidade de articulação das emissoras para as questões jurídicas, sugerindo um próximo seminário sobre as questões eleitorais em julho.
sábado, 19 de maio de 2012
Fwd: Deputada entrega equipamentos de saúde à Santa Casa de Barra Mansa .
Inês acredita que os equipamentos vão cumprir um papel importante: o de salvar. "Barra Mansa carece de melhores condições de saúde. Esse olhar que os Governos Federal e Estadual estão tendo com a saúde é essencial para o interior. A entrega desses aparelhos é o resultado do trabalho e da parceria com o Governo Federal - através da presidente Dilma e do ex-presidente Lula - e do Governo do Estado do Rio, que investem na melhora da qualidade de vida da população''.--
Mais 68 municípios vão receber rádios comunitárias .
18 May 2012 06:14 AM PDT
Um novo aviso de habilitação para a inscrição de entidades interessadas em operar uma rádio comunitária foi lançado nesta segunda-feira pelo Ministério das Comunicações. É o quinto aviso publicado neste ano e vai autorizar a implantação de novas emissoras em 68 municípios, distribuídos por 15 Estados brasileiros.
As entidades interessadas em executar o serviço em alguma dessas cidades terão 60 dias para se inscrever. A inscrição deverá ser feita através de formulário disponível na página do Ministério das Comunicações e também via postal. Mais informações sobre a documentação necessária, valores de taxas e a relação completa das cidades contempladas podem ser conferidas no Diário Oficial da União.
O quinto aviso de habilitação para radiodifusão comunitária de 2012 faz parte do cronograma do Plano Nacional de Outorgas 2012/2013 para o setor. Inicialmente, os avisos buscam incluir as cidades em que não há nenhuma emissora comunitária outorgada e nenhum processo em andamento no ministério. Em seguida, passa-se a contemplar os municípios que já apresentaram ao ministério novas demandas por rádios comunitárias.
A meta do ministério é dar condições para que o serviço chegue a todo o país até o fim de 2013, com pelo menos uma emissora comunitária funcionando em cada município. Para isso, lançou, no ano passado, o Plano Nacional de Outorgas (PNO): um planejamento com a divulgação prévia de todos os avisos de habilitação a serem publicados num determinado período. Ao todo, 1.425 novos municípios serão contemplados.
Informações: Ministério das Comunicações --
Conselho do Fecam aprova canalização do Córrego da Vila Elmira
O Conselho do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano) aprovou em reunião realizada hoje, 18/05, no Rio, as obras de canalização do Córrego da Vila Elmira, em Barra Mansa. O assunto foi colocado na pauta do encontro pelo secretário de Estado de Ambiente, Carlos Minc, atendendo a um pedido da deputada Inês Pandeló.
Segundo o secretário, a canalização do córrego será realizada com recursos do Governo do Estado, através do Fecam. "O valor total da obra é R$ 7.079.548,00. Vamos investir R$ 5.663.639,00. A prefeitura terá a contrapartida de 1.415.909,00, que deverá ser utilizada nos serviços de separação entre a rede de esgoto e as águas do córrego", destacou Minc.
Inês Pandeló considerou o resultado da reunião positivo. "Finalmente, teremos a oportunidade de executar esta obra tão solicitada pelos moradores local, levando bem-estar e qualidade de vida a população, além de preservar o meio ambiente e evitar doenças. Já com relação a separação da rede de esgoto, a iniciativa terá ação preventiva, sendo ecologicamente correta", destacou.
A previsão é de que nos próximos meses a obra seja licitada
Maninho sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Senado analisa projeto que prevê financiamento para rádios comunitárias .
Posted: 16 May 2012
Substitutivo do projeto de lei que prevê financiamento do BNDES a rádios comunitárias será analisado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) em decisão terminativa ou seja, com valor de uma decisão do Senado.
No texto original, o Projeto de Lei 556/07, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), previa financiamento do BNDES para a digitalização das operações das emissoras comunitárias. No entanto, em 2010, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou relatório da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) pela rejeição do projeto. A Comissão entendeu que o sistema brasileiro de rádio digital ainda não era definido em lei, o que impediria a destinação de recursos para esse fim.
No substitutivo, o relator da proposta, senador Walter Pinheiro, trocou o termo "digitalização" por "modernização". Assim, o novo texto prevê que os recursos do BNDES possam ser utilizados para a modernização das emissoras, sem vincular o benefício previsto à migração para o sistema digital.
O coordenador da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Jerry Oliveira, acredita que o financiamento é fundamental para a sobrevivência das rádios. "Para modernizar a radiodifusão comunitária precisa ter financiamento público. A Abraço defende que o governo crie uma agência de fomento para viabilizar o funcionamento das emissoras", afirma. De acordo com ele, a radiodifusão comunitária ajuda no desenvolvimento local. "Por isso, precisa ter garantida a sua sustentabilidade."
A Lei 9.612/98, que regulamenta o funcionamento das rádios comunitárias, proíbe a veiculação de anúncio e permite patrocínio, apenas se for de estabelecimentos comerciais localizados na área onde estão instaladas as emissoras.
Se aprovado o substitutivo de Walter Pinheiro, a matéria será submetida a turno suplementar de votação, uma espécie de segunda votação, na reunião seguinte da CCT.
Informações: Rede Brasil Atual
terça-feira, 15 de maio de 2012
Assembleia da Abraço cobra imediata publicação do novo decreto normativo .
A partir de negociações com o Governo Federal, a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) construiu um acordo que deverá melhorar as condições das emissoras comunitárias. O mesmo deverá ser aplicado em três etapas: um decreto específico, outro mais amplo e uma reforma da legislação no Congresso. A primeira etapa deveria ter sido concretiza até o final de março com a publicação do decreto que prevê avanços para apoio cultural podendo divulgar produtos e serviços e publicida de governamental. Por isso, a Abraço aprovou em sua Assembleia do dia 7 de maio, em Brasília, a reivindicação da imediata publicação deste decreto e conclama o início das negociações de um decreto mais amplo que garanta a alternância de canais para evitar a sobreposição de frequências comunitárias. O coordenador executivo da Abraço Ceará, Ismar Capistrano, e o coordenador de organização e mobilização, Sérgio Lira, participaram do evento. A Assembleia decidiu também por realizar um Encontro das Abraço's do Nordeste em Salvador nos dia 8 e 9 de agosto. "É um importante momento de nossa organização enquanto uma das regiões que mais possuem emissoras comunitárias", avaliou Sérgio Lira. Em seguida será promovido o 2º Seminário de Formação da Abraço Nacional nos dias 10 e 11 de agosto também na capital baiana. "Na oportunidade construiremos um plano nacional de formação de nossos radialistas, dirigentes, lideranças", explica Ismar Capistrano. Informações: Abraço-CE |
Abraço propõe realização de Encontro Binacional de Rádios Comunitárias do Brasil e da Venezuela Posted: 11 May 2012 06:12 AM PDT Uma comissão de membros da Coordenação Nacional da Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária), esteve na terça-feira (8), na Embaixada da República Blivariana da Venezuela, em Brasília, para propor a realização de um encontro Binacional de Rádios Comunitárias. Eles foram recebidos pela assessora de imprensa da embaixada, Silvia Avarez, que levará a proposta para o embaixador no Brasil, Maximilien Arvelaiz. "A idéia é criar uma comissão para estudar a realização do encontro", explicou Sergio Lira, coordenador de meio ambiente e desenvolvimento sustentável da Abraço Nacional. O coordenador executivo da Abraço Ceará, Ismar Capistrano, defendeu que a partir do encontro, pode-se construir a associação latino-americana de rádios comunitárias. Também participaram do encontro, o coordenador da Abraço-SE, Roberto Amorim, e o Coordenador da Abraço-PE, Flávio Marques. Informações: Abraço-CE |
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Conforme divulgado a visita da delegada para dia 15 a, visita de Martha Rocha à Barra Mansa foi adiada para o dia 22 .
Ao contrario do que foi divulgado, a visita da delegada Martha Rocha, chefe de Policia Civil do Estado do Rio, à Barra Mansa foi adiada para o dia 22, às 10 horas. A delegada vem ao município para inaugurar as instalações do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, que funcionará no segundo pavimento da 90ª DP.
O atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica será realizado por três policiais,seguindo as determinações da Lei Maria da Penha.
AAPI recebe veículo doado pela Assembléia Legislativa .
O presidente da Associação, Luiz Pinto, disse da importância do veículo nas situações de emergência. "Daqui em diante, teremos condições de atender aos idosos com mais rapidez, principalmente os casos de socorro médico, entrega de medicamentos e cesta básica. Até então, realizávamos este serviço utilizando carros dos próprios diretores do órgão. Embora, tenhamos um bom número de associados, poucos contribuem com a AAPI".
Muito emocionado, Manoel Maria da Silva, 73 anos, fundador da Associação de Aposentados, comentou sobre esta realização. "Quando olho para a sede própria da Associação, inaugurada em 2003, e agora a conquista do nosso primeiro veículo me sinto realizado. Valeu o esforço e a dedicação de todos nós", destacou.
Ao entregar as chaves e a documentação do veículo, Inês Pandeló falou da sua satisfação em ajudar uma entidade séria e comprometida com os idosos da cidade, como a AAPI. "Trabalhamos muito para a liberação deste carro. Os entraves burocráticos atrasaram um pouco a entrega, mas aqui estamos, trazendo oportunidades para tornar ágil o atendimento prestado pela Associação", ressaltou.
O vereador José Maurício participou do evento. Na ocasião, lembrou da alteração na lei orgânica aprovada na Câmara Municipal há um ano, que garante as pessoas com 60 anos de idade ou mais, a gratuidade no transporte coletivo de Barra Mansa. "Falta agora o bom senso do prefeito em exigir que as empresas cumpram a lei".
A Associação de Aposentados de Barra Mansa realiza em sua sede atendimento fisioterápico, cursos de artesanato, corte e costura, cabeleireiro, manicure, culinária, pintura em tela e tecido
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Movimentos sociais vão às ruas em defesa da liberdade de expressão .
Seminário do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) denuncia intimidade da Veja com o crime organizado .
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Anatel fecha mais um instrumento democrático do povo .
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) age mais uma vez de forma criminosa e inrresponsável. A vítima desta vez foi a Rádio Comunitária Paraíso FM, em Pão de Açúcar – AL, que teve seu transmissor apreendido sem ordem judicial. A ação truculenta fechou as portas de mais um instrumento legítimo da voz do povo. Antes de ser invadida pelos agentes, a emissora estava entrevistando o pré-candidato a prefeito, Antônio Carlos Rezende. O próximo entrevistado seria o secretário estadual de agricultura Jorge Dantas.
As várias ações ilegais feitas pela Anatel, de tão constantes, estão se tornando uma rotina contra às rádios comunitárias do Brasil. Este último ato em Alagoas fez com que um meio de comunicação nascido por iniciativa dos moradores, deixasse de fazer o que o governo tem por obrigação e não faz. De acordo com o presidente da associação, José Antônio Pinto dos Santos (foto), a Rádio Comunitária Paraíso FM, enviou todas as documentações exigidas para o departamento de outorga para rádios comunitárias do Ministério das Comunicações. Depois de longa espera, foi divulgado no Diário Oficial, a autorização da abertura do canal 200 para o município de Pão de Açúcar.
Apesar dos documentos legais enviados pela emissora, a Anatel ainda não permitiria que rádio funcionasse. Mas a comunidade, que não estava resistindo ao parasitismo político, começou a pressionar a associação para que pudessem praticar a liberdade expressão no veículo. Diante da necessidade de comunicação do povo, a associação resolveu enviar o caso para Brasília. "Resolvemos comunicar ao Ministério das Comunicações través de oficio nº 08/2011 que a rádio entraria no ar em fase experimental.Em todo esse tempo, a associação dos moradores a Torre do Paraíso não recebeu nem se quer um email como resposta, demonstrando dessa forma o total desinteresse com a sociedade Pão açucarense. Como presidente decidi ouvir a voz do povo, porque todo poder emana do povo, e os meios de comunicação não podem ser o único a quebrar este cartel", diz José Antônio.
A notícia sobre o fechamento da Rádio Paraíso provocou grande comoção na comunidade. Para José Antônio, foi triste ver os colegas da emissora, indignados por não poder exercer com soberania o exercício pleno da democracia. "O alento era saber que todos tínhamos feito a nossa parte e resistido até esse dia, que está longe de ser o último. "Seremos pacientes para aguardar a reabertura de nossos microfones; seremos prudentes no trato com a informação, mas, intransigentes com aqueles que tentam nos amordaçar a todo custo. Hoje, Pão de Açúcar regrediu no tempo, e essa é a maior prova de que estamos sendo representados pelas forças do atraso", finalizou o representante da emissora.
Bruno Caetano
Da Redação
Com informações do portal Rota do Sertão .
Alerj doa veículo para Associação de Aposentados de Barra Mansa .
- Com a renovação da frota da Assembléia, conseguimos destinar este carro para atender aos associados do município, agilizando os serviços prestados pela AAPI – disse Inês.
A entrega será às 9:00 na sede da Associação, que fica no pátio do Centro Administrativo de Barra Mansa.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Rádio Comunitária de Caçu – GO renovam contrato de cooperação
A Associação Comunitária e Cultural de Caçu – GO, entidade mantenedora da Rádio Morada dos Sonhos FM, (Rádio Comunitária) e a Câmara Municipal de Vereadores da cidade, através do seu Presidente Vany Nunes de Freitas Júnior, renovaram o contrato de cooperação. A emissora transmite as reuniões ordinárias do Poder Legislativo, bem como todos os assuntos inerentes ao Legislativo e de interesse da comunidade Caçuense e este apoia financeiramente a manutenção da Rádio.
Vale lembrar que, sem os aportes financeiros dos Poderes Legislativo e Executivo, dificilmente a entidade teria condições de continuar prestando os relevantes serviços prestados à comunidade caçuense nos últimos dez anos. O convênio também acontece com a prefeitura para publicidade institucional da administração.(Na foto o presidente da Câmara, Vany Nunes e Wagner Vicente(Cristo) presidente da associação mantenedora da rádio comunitária).
Fonte: Rádio Morada dos Sonhos FM
quarta-feira, 2 de maio de 2012
FNDC promove seminário sobre os desafios da liberdade de expressão .
No dia 04 de maio, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação realizará o seminário "Desafios da Liberdade de Expressão", em São Paulo.
O objetivo da atividade é envolver um conjunto amplo de entidades e lideranças nacionais para construir coletivamente uma campanha em defesa da liberdade de expressão e por um novo marco regulatório para as comunicações do Brasil.
O evento acontecerá no auditório do Sindicato dos Engenheiros (rua Genebra, 25 – Centro, São Paulo – SP) e contará com a participação da deputada federal Luiza Erundina, do publicitário Renato Meirelles especializado em Classe C, do jornalista Rodrigo Vianna entre outros, conforme programação abaixo.
Para participar envie um e-mail fazendo sua inscrição para o e-mail secretaria@fndc.org.br
--Maninho sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária
--
Maninho sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária
Maio começa com programa do PT na TV .
O PT veicula dias 02, 04, 07 e 09 de maio, no horário nobre, inserções nas emissoras de Televisão. O programa foi gravado na quinta-feira, 26/04, no Rio de Janeiro, com o senador Lindbergh Farias, a deputada Inês Pandeló e demais parlamentares das bancadas estadual e federal do partido.