terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Consocial reúne 165 participantes e elege seis delegados para a etapa estadual

Conferência de Controle Social de Resende aprova 20 propostas
 
Com o tema central "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública", a etapa municipal de Resende da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), realizada neste sábado, dia 11, aprovou vinte propostas e elegeu seis delegados para a etapa estadual, que será realizada dias 17 e 18 de março no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de 165 pessoas, entre representantes da sociedade civil, poder público e membros de conselhos municipais de políticas públicas.
 
A Consocial de Resende foi convocada conjuntamente pela Prefeitura Municipal e entidades da sociedade civil organizada, como os jornais Beira-Rio e Vitrine, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Resende – ADES/Resende, o Instituto da Criança e do Adolescente – IÇA, a Igreja Luterana de Resende e os sindicatos Estadual dos Profissionais da Educação – SEPE e dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. A Câmara Municipal de Resende também participou da Comissão Organizadora da Consocial.
 
A Conferência foi aberta pelo prefeito José Rechuan Jr.. Em seguida, houve uma palestra do professor Raphael Lima, mestre e doutor em Sociologia pela UFRJ, que leciona na UFF de Volta Redonda. Ele fez um histórico do Movimento pela Ética na Política, o MEP de Volta Redonda, que é a mais antiga organização da região, ainda em funcionamento, de luta pelo controle social e transparência na gestão pública.  Em seguida, a coordenadora da Auditoria Geral do Estado, Teresa do Nascimento, representando o presidente da Comissão Organizadora Estadual da Consocial RJ, fez uma saudação aos presentes explicando os eixos temáticos e os desafios da Conferência. 
 
No período da tarde, foram realizados os grupos de trabalhos e em seguida a plenária final, quando os participantes aprovaram as 20 propostas e elegeram os seis delegados de Resende para a etapa estadual da Consocial. Pela sociedade civil, foram eleitos Alvaro Britto, do Sindicato dos Jornalistas do Estado do RJ, Zulmira Campos, da Comunidade Emaús, e Braga Júnior, da Comunidade Nossa Senhora da Conceição. Representando o poder público, os escolhidos foram o vereador Gláucio Julianelli e o servidor municipal Jocimar Hermógenes. Também foi eleita a conselheira municipal de Saúde Elizabeth Bessa.
 
Entre as propostas mais votadas estão a garantia de autonomia administrativa e financeira dos conselhos de políticas públicas prevista em orçamento, bem como disponibilidade de pessoal para o seu funcionamento; implantação da Lei de Ficha Limpa em todos os níveis da administração pública; criação de um Fórum interinstitucional permanente de Transparência e Controle Social; constituição de comissão de planejamento de capacitação de servidores para o acesso às informações e dados públicos, inclusive aos portadores de necessidades especiais; criação do Conselho de Comunicação municipal, estadual e nacional.

Um comentário:

  1. Quero convida-lo a visitar juventudebm.blogspot.com

    Gostei do seu blog,parabéns!!!
    Aguardo .Abraços

    ResponderExcluir