quarta-feira, 31 de março de 2010

Avaliação do curso de Radialistas Comunitários realizado no rio de Janeiro dia 27 e 28 de março.

Por José Sóter
 
Pessoal, realizamos o curso de capacitação de radialistas comunitários em políticas publicas sociais no rio de janeiro nesse final de semana e foi um sucesso de participação e envolvimento de todos e todas que se inscreveram. foi comprovado um alto nível de qualidade de nossos radialistas comunitários com a apresentação dos programas que cada grupo realizou.
isso é importante para quebrar o preconceito que os órgãos públicos tem contra a radcom de que "é amador", "não tem qualidade", etc... e, em consequencia acham que "não tem audiência" e por isso investem mais na mídia mercantil e nos relega a voluntariedade.

durante os intervalos conversamos muito sobre o movimento como um todo e sobre a nossa organização nos estados. promovemos um nivelamento de informações, reafirmamos nosso conceito de radcom e nosso código de ética, falamos da nossa atual realidade pós conferencia, das negociações que estamos encetando com o governo federal, fizemos esclarecimentos jurídicos e falamos muito sobre a linguagem radiofônica comunitária.

ao fim ainda fizemos uma reunião para criar grupos de mobilização para os congressos estadual e nacional.
nessa reunião ficou encaminhado que as regionais ao invés de chamarem arcom, como hoje, se passarão a chamar abraço regional. são: abraço sul fluminense, abraço metropolitana rio, abraço serrana, abraço baixada, abraço norte fluminense.

As referencias ficaram assim:


abraço metropolitana rio: Ângela, Jorge e mia/Everson
abraço sul Fluminense: maninho, Marcino e Edson
abraço serrana: luzia franco
abraço baixada: Graziela e soares
abraço norte fluminense: não tinha participantes no curso

o maninho, como coordenador da estadual, será o responsável por articular as ações das regionais.

a tarefa de cada regional é contatam as radcom de sua região e marcar um encontro regional para escolher uma coordenação regional e se preparar para a realização do congresso estadual.

o mesmo aconteceu em Brasília, em relação aos estados de Goiás e Tocantins e em BH, em relação aos estados de minas e espírito santo..

a próxima atividade será em Campinas, são Paulo, onde o jerry está com  a tarefa de indicar e inscrever 50 emissoras de todo o estado para o curso. lá também,  faremos essa conversa de nivelamento e organização estadual.

 no final teremos mobilizado e nivelado as informações para aproximadamente
700 emissoras de todos os estados e teremos montado um cadastro com endereço, e-mail e telefone que poderá ajudar muito na mobilização nacional para qualquer  tema de interesse das radcom e das comunidades.

quando
firmarmos  os  convênios  para a publicidade institucional serão essas emissoras que serão cadastradas inicialmente para receberem os recursos e serão essas emissoras que serão consideradas filiadas às abraços estaduais.


Sabemos que tem estadual que tem muito mais de 50 emissoras filiadas. assim que fornecerem o seu cadastro a nacional irá ampliando o cadastro nacional.

Criamos um grupo no yahoo chamado abraço no Brasil, onde vamos incluir todos os e-mails de radcom e seus dirigentes.

Espero encontrar-me com os  50 dirigentes de emissoras em Campinas nos dias 10 e 11 de abril..

 

Por isso faça a filiação de  sua Rádio o mais rápido possível na Abraço de seu estado e participe dessas conquistas.


Abraço forte. José Sóter

 Coordenador Executivo Abraço Nacional 61-99648439
www.abraconacional. org
www.agenciaabraco. wordpress. com


--
Abraco RJ: Sempre na luta pela  Rádio Comunitaria. Seja você também um filiado, filie se já .

Nenhum comentário:

Postar um comentário