quinta-feira, 25 de março de 2010

Alerj aprova transformação do acervo cultural do PAC em patrimônio cultural do estado .

Inês Pandeló:

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta quarta-feira (24/03), em segunda discussão, o projeto de lei 1618/2008 que considera patrimônio cultural do Estado o acervo cultural do Ponto de Ação Cultural – PAC –, localizado no município de Barra Mansa. A autora do projeto, deputada Inês Pandeló, explica que o espaço não é oficializado e, com isso, fica fora das ações e projetos culturais do Estado.

- Com 29 anos de serviços prestados à população de Barra Mansa, o Ponto de Ação Cultural necessita de ser valorizado como patrimônio imaterial a fim de que o trabalho desenvolvido por seu conselho gestor retorne a pleno vapor suas atividades culturais - defende Pandeló.

A parlamentar informou que dentre as metas do PAC estão as melhorias do acesso às atividades promovidas, a capacitação de professores, a conservação do acervo, entre quadros e esculturas e a criação do "Cineclube Caboclo".

Breve histórico

Por volta de 1975 aconteciam grandes mudanças na Secretaria de Estado de Educação e Cultura, e Barra Mansa não ficou de fora desse movimento cultural. O prédio da 5ª Região Escolar foi escolhido para servir de palco para a arte e a cultura e recebeu o nome de Ponto de Ação Cultural - PAC. De 2006 a 2007, a casa ficou fechada. Foi quando um grupo de artistas locais propôs a reabertura do espaço mediante uma gestão compartilhada. A grande dificuldade é que o PAC não existe oficialmente e, com isso, fica de fora da política cultural e do orçamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
--
Maninho, Abraço RJ e nossa marca registrada.
www.abracorj.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário