segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Bancada do PT no Senado cresce de 8 para 14 parlamentares e o Rio elege Lindberg Farias .

A bancada do PT no Senado quase que dobrou, passando de 8 para 14 senadores, para a próxima legislatura. No Senado os eleitores decidiram pela renovação. Foram reeleitos Delcídio Amaral (MS) e Paulo Paim (RS).

Os senadores eleitos foram: a deputada Ângela Portela (RR), Gleisi Hofman (PR), Humberto Costa (PR), Jorge Viana (AC), deputado José Pimentel (CE), Lindberg Farias (RJ), Marta Suplicy (SP), Tião Viana (AC), deputado Walter Pinheiro (BA) e Wellington Dias (PI). No Espírito Santo assumirá a suplente do eleito a governador, Renato Casagrande (ES), Ana Rita Esgário (ES).O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) continua no mandato até 2015.

No estado do Rio de Janeiro, Lindberg Farias foi eleito com  4.213.749 votos, o que significa 28,65% do total de votos válidos.

Os partidos que dão apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliaram sua presença no Senado, que renovou dois terços da casa, e passarão a controlar 48 das 81 cadeiras.

O número fica a uma vaga de chegar a 60% (49 cadeiras) dos senadores, o que configuraria a chamada "maioria qualificada", que permitiria aprovar assuntos mais complexos, como as emendas à Constituição.

O PMDB, sigla do vice de Dilma, Michel Temer, aumentou sua bancada no Senado de 17 para 19 parlamentares.

PSB, PDT e PR ficaram com quatro senadores cada, enquanto o PC do B garantiu duas cadeiras. PRB e PSC ficaram com um senador cada.

Desta forma, caso Dilma seja eleita no segundo turno, ela encontrará um Senado mais favorável do que seus dois antecessores, quando eleitos.

Com www.ptnacamara.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário