Os senadores eleitos foram: a deputada Ângela Portela (RR), Gleisi Hofman (PR), Humberto Costa (PR), Jorge Viana (AC), deputado José Pimentel (CE), Lindberg Farias (RJ), Marta Suplicy (SP), Tião Viana (AC), deputado Walter Pinheiro (BA) e Wellington Dias (PI). No Espírito Santo assumirá a suplente do eleito a governador, Renato Casagrande (ES), Ana Rita Esgário (ES).O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) continua no mandato até 2015.
No estado do Rio de Janeiro, Lindberg Farias foi eleito com 4.213.749 votos, o que significa 28,65% do total de votos válidos.
Os partidos que dão apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliaram sua presença no Senado, que renovou dois terços da casa, e passarão a controlar 48 das 81 cadeiras.
O número fica a uma vaga de chegar a 60% (49 cadeiras) dos senadores, o que configuraria a chamada "maioria qualificada", que permitiria aprovar assuntos mais complexos, como as emendas à Constituição.
O PMDB, sigla do vice de Dilma, Michel Temer, aumentou sua bancada no Senado de 17 para 19 parlamentares.
PSB, PDT e PR ficaram com quatro senadores cada, enquanto o PC do B garantiu duas cadeiras. PRB e PSC ficaram com um senador cada.
Desta forma, caso Dilma seja eleita no segundo turno, ela encontrará um Senado mais favorável do que seus dois antecessores, quando eleitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário