quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Fwd: agenciaabraco.com

Agência Abraço inaugura gerência em Fortaleza com homenagem à Sérgio Lira



agece (2) Foi inaugurada na noite de sexta-feira, 9 de agosto de 2013, a Agência Abraço do Estado do Ceará, homenageando um grande comunicador, com o Estúdio Sergio Lira, que será ponto de difusão de tecnologias sociais da Fundação Banco do Brasil e da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Ceará (Abraço-CE). O evento ilustrou as várias possibilidades de trabalhos e parcerias que poderão ser desenvolvidas junto às instituições, sindicatos e Ongs, além de mostrar para a comunidade, a importância do projeto. O evento aconteceu em Fortaleza na sede da Abraço-CE na Avenida João Pessoa.

A gerente da Agência Abraço-CE, Ana Lúcia Nascimento, abriu o evento falando sobre o orgulho de ter um espaço para buscar parcerias, se comprometendo em buscar apoio para a democratizar ainda mais, a comunicação no Estado. "Meu grande desejo é construirmos pautas que favoreçam a ampliação da comunicação comunitária e a melhoria de vida das pessoas, onde quer que elas residam. Garantir o acesso à informação para todos os cearenses é um dos desejos. Para isso, precisaremos de parceiros que colaborem com a ideia e vamos em busca deles, através de propostas que sejam interessantes para ambos os lados", afirmou.

agece (1) O Estúdio Sergio Lira foi uma homenagem a um dos percussores da comunicação comunitária radiofônica em Fortaleza realizada pela Agência Abraço. "Ele era um mobilizador e organizador da Abraço. Ele era nosso elo também com as rádios comunitárias porque ele estava muito próximo a todas elas", lembrou Nalú. De acordo com o coordenador executivo da Abraço-CE, Ismar Capistrtano, os equipamentos do estúdio possibilitarão a produção colaborativa pelas rádios comunitárias de um conteúdo educativo. Para o coordenador executivo da Abraço Nacional José Sóter, o estúdio será um instrumento de produções qualificados que se diferenciem da mídia comercial.

A representante da Fundação Banco do Brasil (FBB), Fabiana Izaias, explicou que soluções simples, de fácil replicação e de serviço à comunidade caracterizam as tecnologias sociais apoiadas pela FBB. O coordenador de relações institucionais da Abraço Ceará, Kim Lopes, defendeu que o Estúdio é uma oportunidade para fortalecer as rádios comunitárias cearenses. Helder Gurgel da Marazul FM e coordenador de formação da entidade, disse que o espírito de Sérgio Lira permanece presente nas ações desenvolvidas pela instituição.

agece (3)  Para Zoraia Nunes, professora e educomunicadora, o espaço também deve promover rodas de conversas, encontros, happy hours que fortaleçam a luta pela democratização da comunicação. As professoras e jornalistas Kátia Patrocínio e Catarina de Oliveira disseram estar contentes não só com a homenagem, mas com a iniciativa e se colocaram à disposição para colaborar. Participaram também representantes do Centro Cultural Bom Jardim, do Instituto Nordeste Cidadania, do Sindicato dos Professores Apeoc, das rádios comunitárias Dendê Sol, de Fortaleza e Rádio Sucesso Fm, de Jucás, além do site Bairro Antônio Bezerra.

A gerente da Agência Abraço do Ceará ressaltou ainda que compartilhar as informações pelas redes sociais também será um grande desafio a vencer, ,já que nem todos tem acesso às tecnologias da informação. "Vida longa a comunicação comunitária e livre. Continuaremos na esperança do marco regulatório das comunicações", finalizou Ana Lúcia Nascimento.

Bruno Caetano
Da Redação
Com informações da Abraço-CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário