Sendo um processo com várias etapas, a conferencia segue primeiro com as agendas municipais. Nelas, são aprovadas propostas e eleitos delegados para a próxima etapa, que são as Conferências Estaduais. Ambas são espaços de diálogo direto com a comunidade e como governo local.
Ações simples para realizar as conferências
Convocar a Conferência: O poder público do seu município ou estado precisa publicar no Diário Oficial e nos veículos de divulgação local a data da conferência. Depois, basta agendar o evento no portal da 2ª CNPDC (www.2cnpdc.mi.gov.br), na aba “Cadastre sua Conferência”.
Constituir a Comissão Organizadora: as decisões sobre a conferência são tomadas por uma comissão organizadora, que tem o como primeira missão estebalecer o regimento interno da conferência. Há um modelo para a constituição da comissão no portal da 2ª CNPDC.
Divulgar e mobilizar: Envolver todas as pessoas da comunidade neste debate. Divulgar a conferência para garantir a participação da sociedade civil, dos agentes da defesa civil, conselhos e comunidade científica. Vários recursos, como a cartazes e fôlderes, podem ser utilizados.
Realizar a Conferência: A partir dos debates realizados no dia da conferência, serão definidos os princípios e as diretrizes que o seu município ou o de seu estado consideram mais importantes. É hora de eleger quem serão os representantes nas etapas seguintes da conferência.
Elaborar Relatório: Após o evento ser realizado com sucesso em seu município ou estado, é hora de informar aos demais participantes do processo, quais foram os princípios e diretrizes considerados prioritários e quem foram os eleitos para as etapas seguintes. Preencha esse relatório no portal da 2ª CNPDC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário