sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

2ª CNPDC: Ajude a eliminar ou reduzir os riscos de desastres em sua cidade .

cnpdc    A 2° Conferencia Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC) quer sugestões para reduzir os riscos de desastres existentes nas cidades e municípios do Brasil. O objetivo é proteger os cidadãos, deixando-os preparados da melhor forma possível para minimizar os danos que os eventos climáticos inevitáveis, como chuvas fortes ou vendavais, possam causar nas comunidades. Com novas ideias, será possível se pensar em políticas públicas que sejam capazes de eliminar ou diminuir ao máximo os riscos existentes hoje.

Sendo um processo com várias etapas, a conferencia segue primeiro com as agendas municipais. Nelas, são aprovadas propostas e eleitos delegados para a próxima etapa, que são as Conferências Estaduais. Ambas são espaços de diálogo direto com a comunidade e como governo local.

Ações simples para realizar as conferências

Convocar a Conferência: O poder público do seu município ou estado precisa publicar no Diário Oficial e nos veículos de divulgação local a data da conferência. Depois, basta agendar o evento no portal da 2ª CNPDC (www.2cnpdc.mi.gov.br), na aba “Cadastre sua Conferência”.

Constituir a Comissão Organizadora: as decisões sobre a conferência são tomadas por uma comissão organizadora, que tem o como primeira missão estebalecer o regimento interno da conferência. Há um modelo para a constituição da comissão no portal da 2ª CNPDC.

Divulgar e mobilizar: Envolver todas as pessoas da comunidade neste debate. Divulgar a conferência para garantir a participação da sociedade civil, dos agentes da defesa civil, conselhos e comunidade científica. Vários recursos, como a cartazes e fôlderes, podem ser utilizados.

Realizar a Conferência: A partir dos debates realizados no dia da conferência, serão definidos os princípios e as diretrizes que o seu município ou o de seu estado consideram mais importantes. É hora de eleger quem serão os representantes nas etapas seguintes da conferência.

Elaborar Relatório: Após o evento ser realizado com sucesso em seu município ou estado, é hora de informar aos demais participantes do processo, quais foram os princípios e diretrizes considerados prioritários e quem foram os eleitos para as etapas seguintes. Preencha esse relatório no portal da 2ª CNPDC.

--
Maninho na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário